sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sófocles - Rei Édipo




É que eu entendo que o mal, se encontra um caminho justo, pode transformar-se em bem completo.

O que se procura facilmente se obtém; escapa o que se descura.

Para quem não há medo na acção, menos medo lhe trazem as palavras.

Como é terrível o saber quando não traz vantagem em possuí-lo.

Não pode tornar-se perverso um espírito que tem discernimento.

… só o tempo mostra a justiça de um homem.

A insolência gera a tirania.

Para que precisava eu de ter vista, se aos meus olhos nada era grato contemplar?

… é doce para o espírito habitar longe dos seus males.

Tudo é justo quando é oportuno.

Sempre que alguém se move com presteza a conspirar na sombra, necessário é que me revele prestes no contra-ataque. Se, pelo contrário, permaneço imóvel, dele será a vitória e meu o desastre.

… aos olhos dos mortais que esperam ver o dia derradeiro, ninguém pareça se feliz, até ultrapassar o termo da vida, isento de dor.


Sem comentários:

Enviar um comentário