segunda-feira, 1 de julho de 2013

Plauto- O Mercador

Todos estes vícios juntos costumam acompanhar o amor: cuidado, inquietação e excessiva elegância; essa, não atinge só quem ama, mas qualquer pessoa  e a castiga com sólida e duradoura preocupação; sem dúvida, ninguém se entregou à elegância sem grandes sofrimentos, além daqueles que já padece.
Mas, ao amor juntam-se também estes males, de que ainda não falei: a insónia, a atribulação, a indecisão e junto com isso, o terror e a fuga; a loucura, até a estupidez e o despropósito, a louca irreflexão, o excesso, a petulância e o desejo, a malevolência; ligam-se a isso, ainda, a cobiça, a desídia, a injustiça, a privação, a ofensa e a perda, o muito falar e o pouco falar: isto acontece porque o que não diz respeito a isso, ou sequer tem utilidade, o amante manifesta, às vezes, na hora inadequada.
Falo com poucas palavras por esta razão: porque nenhum amante é tão habilmente  eloquente, que possa falar o que existe em sua situação.


(…)o pai assim dizia:
“É para você que você ara, para você revolve a terra, para você semeia, da mesma forma é para você que você colherá, é para você enfim, que este trabalho gerará alegria”


Diga-me, por acaso em algum lugar, existe algum bem que se possa ou se  queira gozar, sem que venha acompanhado de um mal, ou que não dê trabalho?


Você castiga com carinho.


(…) meu pobre coração, que se consome gota a gota, como se dissolvesse o sal em água (…)


Depois que a vi morri de amores por ela, não como costumam amar os homens sensatos, mas como costumam amar os insensatos (…) na verdade, uma coisa eu já sei: estou perdido!


Quando se é velho, já não se sente nem se sabe; dizem que se costuma voltar a ser criança.


De.
(…)Mas será que eu ousaria falar com você com sinceridade?
Li.
Sim, com ousadia.
De.
Preste atenção!
 Li.
Estou a prestar.
De.
Hoje comecei a ir à escola primária. Já aprendi três letras, Lisímaco.
Li.
Que três letras?
De.
A-M-O.
Li.
Você ama com a cabeça branca, velho imprestável?
 De.
Se é branca, vermelha ou preta, eu amo.


Se vocês nunca viram, um dia, pintada, a figura de um apaixonado, ei-la aqui. Pois, na minha opinião, um velhinho, um ancião decrépito é igual a um quadro pintado numa parede.


Quando a dor vence a volúpia, o que é agradável?


É necessário que todos os sábios se ocupem primeiro com a coisa solicitada.


Ao calado, você ordena.


Está decidido, retomarei os costumes de antes e servirei a mim. Já é breve o tempo restante de vida: pois, eu me deleitarei com prazer, vinho e amor. Na verdade, é bastante justo alguém ter o bem nesta idade. Quando se é jovem, enquanto o sangue está novo, convém preocupar-se; com as coisas desejadas. Pois, enfim, quando se está já velho, então no ócio se assentar, enquanto é possível amar; isso já é lucro quando se está vivo.


(…) Acho que agora você fala de maneira sábia e não amorosamente.


Não sou eu, por acaso, um homem miserável, que em nenhum lugar pode ficar bem? Se estou em casa, meu espírito está fora, se estou fora, meu espírito está em casa. Pois o amor cria um incêndio no meu peito e no meu coração. Se as lágrimas dos olhos não a defendessem, minha cabeça já estaria ardendo em brasa. Conservo a esperança, perdi a saúde, se voltará ou não, não sei.


Falar muito é odioso, quando a coisa certa é agir.


Ca.
Que aparência diziam ter, Eutico?
Eu.
Eu direi a você: envelhecido, corcunda, barrigudo, com boca grande, pequeno, com olhos denegridos, mandíbulas oblongas, com pernas um pouco abertas.
 Ca.
Não é um homem, mas um tesouro de males que você menciona.



Está a mentir. Prontamente justifica.


 As pobres mulheres vivem sob uma lei dura e muito mais injusta do que os homens. Pois, se um marido, às escondidas de sua esposa, mantém uma prostituta, se a esposa descobre isso, o homem fica impune; uma esposa, se sai fora do lar às escondidas do marido, torna-se para o marido motivo para terminar o casamento.
Oxalá que a lei fosse a mesma para a esposa e o marido, pois a esposa que é boa contenta-se com um único marido; por que um homem não se contentaria com uma só esposa?
Se os homens fossem castigados da mesma forma, se algum mantivesse uma prostituta, às escondidas da esposa, da mesma forma que elas são repudiadas se cometem a falta, mais maridos estariam sem cônjuge do que as esposas agora.


Aqueles que são de boa família, se têm má índole, por sua própria culpa colhem o dano, e por sua índole desmentem a família.


Da mesma forma, como as estações do ano, em cada idade convém uma atitude.







Sem comentários:

Enviar um comentário