sexta-feira, 26 de abril de 2013

Eurípedes- Alceste


Nada conseguirás daquilo que não deves conseguir.

Nunca direi que o himeneu dê mais venturas do que dores.

A madrasta que sucede à esposa é inimiga dos filhos do primeiro matrimónio, e em nada inferior a uma víbora!

É grato, com efeito, rever aqueles a quem amamos, em quaisquer circunstâncias, inclusive em sonho.

O tempo moderará tua dor.

No entanto, ser e não ser são coisas muito diferentes. (Mais tarde em Hamlet: ser ou não ser…)

Mentem os velhos que a cada momento invocam a morte, queixando-se da velhice, e da longa duração da vida; pois se a morte se aproxima, ninguém quer morrer, e a velhice deixa de ser um doloroso fardo!

Depois de morto, pouco me importa que falem mal de mim!

(…)Tu, porém, vendo neste recinto um sincero amigo de teu senhor, tu o recebes com fisionomia triste, e sobrancelhas carregadas, preocupado por algum motivo estranho. Vem cá: quero ensinar-te a ser mais delicado. Sabes tu, por acaso, de que natureza são os seres humanos? Creio que ignoras; com efeito, como poderias saber tal coisa? Ouve, pois: todos os homens são condenados a morrer, e não há um só que possa assegurar um dia que ainda estará vivo no dia imediato. O que depende da sorte nos é oculto; nada a tal respeito nos pode instruir, e nenhuma ciência jamais revelará. Portanto, convencido dessas verdades, que acabas de ouvir de mim, trata de gozar a alegria, de beber à vontade, de aproveitar a vida que passa; que fique o mais a cargo do Destino! Presta homenagem a Vénus, a deusa que maiores delícias concede aos mortais. Que deusa generosa ela é! Não cures do resto; segue meus conselhos, porque eu sei que são bons. Deixa essa melancolia, homem, e vem beber comigo! Transpõe esta porta, e coroa-te de flores! Estou certo de que o tilintar das taças afugentando-te a tristeza, há-de conduzir a um ditoso porto. Visto que somos mortais, convém que nos conformemos à condição das coisas mortais. Com efeito, a vida para os homens austeros e tristes, não é a verdadeira vida, mas um suplício, e nada mais!

Invejo a sorte dos que não têm mulher, nem filhos... Possuem uma única alma, e sofrer por ela será um fardo suportável. Mas ver o sofrimento dos filhos, e ver devastado pela morte o leito nupcial, eis um espetáculo intolerável, quando se poderia ter vivido sem prole, e sem o matrimónio!

É bem mais fácil exortar os outros a que se resignem, do que enfrentar o mal que nos aflige.

O pranto é um alívio para o coração que se angustia.


HERACLES
 O tempo abrandará teu desgosto, que por ora ainda sentes tão violento!
ADMETO
Ah! O tempo... tu dizes bem: o tempo significa a aproximação da morte!


Os acontecimentos que o céu nos proporciona manifestam-se sob as mais diversas formas; e muita coisa acontece, para além de nossos temores e suposições; muita vez o que se espera, nunca sucede; e o que nos assombra, realiza-se com a ajuda dos deuses.




Sem comentários:

Enviar um comentário