quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sófocles- Electra


Não te debatas contra teus inimigos, nem os esqueças: o tempo é um deus conciliador.

Tenta moderar-te! Não vês que teus ressentimentos já te causam grandes mágoas? Alimentando ódios agravas o teu sofrimento com rancor demais; é vão esforço resistir aos poderosos.


(…)
Pode haver ponderação no desespero?
Dizei: é justo neglicenciar os mortos?
Entre que homens se age assim?
jamais me louvem eles!


É muito natural haver hesitação antes de graves e grandes resoluções.

Não aprendeste, que o ódio apenas nutre inúteis esperanças? (…) na desgraça é preferível ser prudente e não premeditar quiméricas vinganças.

(…) Escolhe, entre a prudência hostil aos teus amigos, e a luta perigosa, cara às almas nobres.

Não vivo? Mal eu sei, mas é suficiente. A mim me satisfaz só o bastante para viver em paz com minha consciência.

Se cada um der ouvidos ao que diz a outra, colherão proveito certo as duas.

Revela-me esse quase nada; muitas vozes poucas palavras perdem-nos ou nos salvam.                                                                                                            

Vê se teu próprio julgamento é mais sensato antes de censurar quem discorda de ti.

(…) não sendo mais criança ajo desse modo, mas constrangida por teus péssimos exemplos; o mau procedimento faz proceder mal.

Há um poder estranho na maternidade!... As mães jamais conseguem odiar os filhos, nem quando maltratadas pelos mais perversos!...

Só pusilânimes podem viver sem honra!

A sensatez é proveitosa a quem escuta e a quem fala.

Em que nos aproveitará morrer agora se só depois de mortas nos aplaudirão? Pior que a morte é desejar fugir do mundo, da vida insuportável, e ter de viver!

Atende! Nada é mais benefício aos mortais do que rever e conduzir-se com prudência.

(…) Não era diferente a minha natureza mas meu espírito não amadurecera.

Às vezes a justiça opõe-se à conveniência.

Opinião instável é o pior defeito.

Tens na mais alta conta a tua sensatez. Conserva-te sensata como te supões; dirás nas horas tristes a quem falta senso.

Não podemos ter receios de mulheres indolentes, sempre encerradas em casa, um peso inútil no chão!

Sem comentários:

Enviar um comentário